Monster Hunter é um franquia que cada vez mais vem se expandindo e conquistando públicos. Com uma biblioteca enorme de jogos espalhada em diversos consoles novos e antigos, a franquia conta também com filme e também apresentou um spin off, a série monster hunter stories, que teve seu primeiro jogo lançado originalmente para nintendo 3ds lá em 2016 e no ano seguinte para celular. o jogo acabou vendendo bem, se mostrou um RPG de turno muito bom, fez sucesso e ganhou uma continuação anos depois.

E é desse jogo que nós vamos falar hoje!

Sejam muito bem-vindos ao bitnautas review de monster hunter stories 2: wings of ruin!

Desenvolvido e publicado pela Capcom e lançado originalmente em 9 de julho de 2021 exclusivamente para Nintendo Switch nos consoles além da versão de PC, Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin chega hoje para também em sua versão de Playstation 4, então, aproveitando esse relançamento, vem comigo conferir o meu review do porque esse jogo ser um Monster Taming tão bom e sendo considerado por alguns melhor que até mesmo Pokémon!

Antes de mais nada, como fica claro no título do jogo ele se trata de uma continuação, porém, fique tranquilo, se você não jogou o primeiro jogo você pode começar por esse sem problema algum, é uma continuação, digamos assim “semidireta”, porque os acontecimentos do primeiro jogo são levados em consideração, tem personagens do primeiro jogo que aparecem aqui, contudo, você pode jogar esse daqui tranquilamente, a história dele independe de você conhecer a história do primeiro jogo para entender, porém, claro, caso você tenha jogado o primeiro game, isso vai enriquecer a sua experiência, primeiro porque você já vai estar acostumado com o sistema de batalha e o universo, além de que existem personagens do primeiro game que aparecem aqui também, então, ter jogado o MHS vai melhorar sua experiência com o 2, mas não nem um pouco obrigatório, o 2 funciona perfeitamente como um jogo independente!

Mas se você pretende começar pelo segundo jogo e quer entender o que aconteceu o que no primeiro ou mesmo quer saber se vale a pena jogar o primeiro game, da uma conferida no review que eu fiz do primeiro game, vou deixar passando aqui no card, ficou um vídeo bem legal que eu inclusive postei recentemente no canal.

Retomando!

HISTÓRIA

No enredo do jogo você joga como o neto de Red, um Montador lendário que a muitos anos atrás investigava alguns fenômenos que vinham acontecendo ao redor do mundo a respeito de uma luz escarlate que deixava os monsties em um estado agressivo.

A história começa com um encontro entre sua personagem e Ena, uma garota serperiana (que é uma outra raça humanoide, que é como se fossem elfos aqui no universo do jogo) e que Ela recebeu um ovo com o potencial de chocar um Rathalos Lendário, que pode causar caos se despertar seu poder destrutivo, é justamente esse poder é chamado de Wings of Ruin!

O ovo desse Rathalos choca e ele escolhe você como seu montador, porém, como é um rathalos lendário que faz parte de uma profecia, logo ele desperta o interesse de algumas pessoas mal intencionadas, então você tem que formar um laço com seu monstie, ao mesmo tempo que busca entender o que é e como parar a Wings of Ruin, porque os casos de monstros perdendo o controle atacando humanos em locais que eram pacíficos anteriormente começam a aumentar, além de tentar proteger seu monstie de várias ameaçadas que vão surgindo ao longo da história.

Em resumo, esse aqui é o contexto da história do jogo, e a partir daqui que o jogo começa, não vou me aprofundar mais na história pra não dar spoiler, mas isso aqui é suficiente pra entender que é uma história de aventura e amizade, e sim, é uma história que cresce tanto em narrativa, quanto em eventos, à medida que a história acontece, você vai se envolvendo, se apegando aos personagens, é tudo muito bem feito!

A única coisa que eu posso falar que eu abertamente não gosto aqui é o fato de que seu personagem NUNCA fala, e quem joga RPG sabe que isso é bem comum, principalmente em RPGs japoneses, isso é clássico em Dragon Quest, Pokémon, até em Zelda, mas caramba, eu não consigo deixar de achar isso muito chato.

A Justificativa é que é pra dar mais imersao, pra gente se sentir no personagem, mas eu só acho sem graça mesmo, mas, enfim, voltando.

Já que já entendemos a história, bora falar um pouco do gameplay!

GAMEPLAY

Diferente de outros jogos da franquia “Monster Hunter” que em sua maioria são jogos de ação em terceira pessoa com elementos de RPG, bastante focado no crafting de armas, armaduras e itens oriundos principalmente da caça de monstros e exploração de cenário, aqui na franquia Stories, essas características de RPG são mantidas, principalmente porque o jogo passar de um jogo de ação em terceira pessoa para um jogo de RPG de Turno, logo os elementos de RPG são ainda mais valorizados, então além do que eu falei do crafting e exploração, integra-se a esses elementos uma boa história com uma narrativa que te prende.

Mas se você notou bem, no começo aqui do vídeo eu falei que se trata de um Monster Taming, que em um explicação rápida é um subgênero de RPGs em que você recruta vários e vários monstros para formar sua equipe, porque em RPGs tradicionais, como por exemplo os final fantasys da vida, ou você já começa com a sua party completinha, tipo o Final Fantasy XV, é basicamente o mesmo grupo no início ao fim, aquela bosta daquela boy band emo, ou tipo em Final Fantasy VII, por exemplo, em que a sua party vai sendo preenchida e vão entrando novos membros até mais ou menos o meio do jogo, mas normalmente é uma party pequena, de no máximo 6 personagens.

Nesses jogos de Monster Taming, não é bem assim, tem a equipe que vc usa no combate, mas tem também uma INFINIDADE de personagens que você pode recrutar, e aqui só muda que em um jogo é monstrinho, em outros são personagens mesmo, por exemplo, em Suikoden, vc recruta outros personagens, em Valkyrie profile tbm, mas já em pokémon você já captura pokemons, vc vai la enfraquece e captura ele, e pokémon é o mais famoso do gênero, mas tem outros jogos muito bons desse gênero, tipo os jogos de Digimon Story e aqui nesse vídeo, monster hunter stories é um exemplo perfeito de um monster taming muito bom.

Então, dito isso, eu primeiro vou explicar o sistema de combate e jajá eu vou explicar como funciona a captura dos monstros, porque a captura dos monstros também faz parte do sistema de combate, presta atenção.

O combate é muito simples, se vc já jogou qualquer RPG de turno você vai entender isso aqui no primeiro combate, o monstro que tiver o status speed mais elevado atacar antes, ok, padrão, e aí no momento que vc vai atacar você pode escolher entre 3 formas de ataque, que formam um esquema de fraqueza em pirâmide, parece complicado mas é bem simples.

SISTEMA DE FRAQUEZAS EM PIRÂMIDE

Existem os ataques fortes, representados pela cor vermelha;

Existem os ataques rápidos, representados pela cor azul;

E existem os ataques de habilidade, representados pela cor verde;

E assim, manos, inegavelmente eles colocaram essas cores aqui pra facilitar, e é fácil, o vermelho ganha do verde, o verde ganha do azul e o azul ganha do vermelho, não tem mistério.

E aí, o seu personagem como humano pode escolher qual tipo de golpe usar, então, basicamente você tem que descobrir qual tipo de golpe cada monstie usa pra usar o golpe que tem vantagem contra ele, só isso.

Porque, diferentes de outros jogos, aqui os ataques direcionados, mas se dos personagens se atacam mutuamente acontece o ataque de confronto, aí quem usa o ataque que tem vantagem, além de sofrer menos dano, causa mais dano ao oponente também.

“ – Ah Ramom, e como é que eu sei qual ataque o monstro usa, como eu sei que ele vai usar o verde ou o azul?”

Então, você não sabe, até o monstro usar, mas também depois que ele usa, normalmente é só aquele tipo que ele vai usar até o final do combate, só mais pra frente do meio pro fim do jogo que tem uns monstros que usam mais de um tipo, e normalmente eles dão sinais que vão trocar, tipo, eles entram em um estado de fúria, ou então o corpo deles fica eletrificado, alguma coisa, geralmente um sinal físico demonstra que ele vai mudar o padrão de golpe dele, aí é só vc ver qual golpe é e contra atacar.

Então, além desse sistema de pirâmide o jogo dá também ao jogador a possibilidade de usar habilidades, itens e também a medida que vc vai lutando, acertando ou levando golpes, vai preenchendo uma “barra de especial”, que na verdade é barra de afinidade, que quando ela ta no maximo vc pode montar no seu monstie, ai isso além de recuperar o hp da dupla, também aumenta os status, porque combina e é quando vc pode soltar o especial de cada monstro que são, em sua maioria bem legais!

SISTEMA DE FRAQUEZAS À ARMAS

E por fim, pra finalizar esse tópico aqui das batalhas, seu personagem também pode carregar até três armas, que são divididas em três categorias, armas cortantes, perfurantes e de impacto.

Cada monstro que você luta contra vai ter fraqueza ou vantagem contra alguns desses tipos de armas, então, por exemplo, alguns monstros têm vantagem contra martelos, então seus ataques com martelos, vão afetar menos, mas, ao mesmo tempo, eles tem desvantagem contra espadas, ai seus ataques com espadas vão afetar mais.

Além disso, se vc ja jogou algum monster hunter, vc sabe que dá pra vc atacar partes específicas do corpo de alguns monstros, e isso também acontece aqui, aí caso você quebre aquela parte, no final da batalha você ganha um item a mais como parte do espólio, aí essas partes também têm diferentes fraquezas a tipos de armas específicos, por exemplo, tem alguns monstros que tem, sei lá, uma carapaça, tipo uns caranguejos gigantes, ai, na parte da carapaça, é melhor atacar com martelo, mas na parte das pernas é melhor atacar com espada.

Essa parte de qual arma tem vantagem contra qual monstro ou mesmo contra qual parte do monstro, pelo menos, fica salva, basta vc usar a arma uma vez contra aquele monstro, ou naquela parte daquele monstro que o jogo sinaliza se tem vantagem ou desvantagem, não precisa se preocupar em relação a isso, porque também aí já ia ter que decorar coisa demais.

SISTEMA DE CAPTURA DE OVOS!

Entendido o sistema de batalha, eu comentei anteriormente no vídeo que o sistema de batalha está integrado no sistema de capturas, isso porque nesse jogo você não captura de fato os monstros, não nas batalhas, necessariamente.

“- Ah Ramom, mas então como é que tu me fala que o sistema de batalha faz parte do sistema de captura?”

Calma, que tu já vai entender.

Nesse jogo, pra você recrutar novos monstros para sua party, você precisa ROUBAR OVOS DE MONSTROS!

Exatamente, meus amigos, você vai dar uma de NAZARÉ TEDESCO DE PET!

Funciona assim, ao longo dos diferentes mapas do jogo, estão espalhados ninhos de monstros, ai vc entra nessa dungeon e no final dela tem lá o ninho, aí elas podem ser de diferentes tamanhos, eu percebi que é quase que procedural a geração dessas dungeons, tem muitos modelos, mas todas obedecem a mesma lógica, no final, tem o ninho que geralmente é protegido por um monstro, aí quando você derrota ele vc rouba o ovo, mas se vc for de fininho tbm da pra pegar o ovo sem ser visto, e aí quanto mais pesado e mais fedido o ovo, melhor são os status do monstro, o jogo dá até uns sinais pra vc, se o ninho brilhar é porque o ovo é bom e se brilhar colorido, pode ir na fé que não tem erro.

Ta, mas o que isso tem a ver com o sistema de batalha?

Acontece que todo monstro que é possível pegar algum ovo dele, tem uma porcentagem de “recuo” quando você derrota ele, ou seja, existe uma possibilidade dele fugir pro ninho dele.

Porque nos ninhos comuns os ovos que aparecem são aleatórios com os monstros daquela área, quando você derrota um monstro específico, no ninho dele só vai aparecer ovo daquele tipo de monstro que você derrotou, então se vc quiser um monstro em específico, vale a pena vc tentar fazer aquele monstro recuar e ir até o ninho dele.

porque cada monstro tem uma taxa de possibilidade de recuo, os monstros mais fortes e raros, logicamente, tem uma taxa maior, mas existem formas de aumentar a taxa de recuo com itens e equipamentos, mas jaja eu chego lá.

Só pra finalizar essa parte dos ovos, depois que você pega eles, eles ficam em uma bolsa de ovos que você choca eles quando vai até as cidades e fala com seus amigos felinos. E com esses amigos aí, além de você chocar os ovos, você pode reorganizar seu time principal e também fazer o RITUAL DE LEGADO com os monstros que você não quer mais ou repetidos.

Inclusive uma das coisas que eu não gosto nesse jogo é que você não tem muita opção para organizar seus monstros, eles ficam lá no curral, e não dá pra fazer box, não dá nem pra organizar eles por leveis, essas coisas. Tem umas abas la pre definidas por tipo de ataque mas não era exatamente isso que eu queria, queria poder organizar os monstros pelo meu jeito né pô, enfim, fica aqui a indignação!

Mas, enfim, retomando, neste ritual você escolhe algum atributo de um monstro para passar para outro que seja compatível, aí você pode passar uma habilidade de batalha, tipo um ataque, ou mesmo uma habilidade passiva.

Inclusive se você pegar e fazer isso duas vezes com a mesma habilidade, você melhorará essa habilidade.

Eu mesmo peguei meu Rathalos e passei pra ele uma habilidade passiva que aumenta a taxa de recuo dos monstros que ele derrota, o que ajuda bastante para capturar novos monstros mais fortes.

Esse sistema de captura de monstros é uma das nuances do jogo que faz com que você explore mais o mapa do game, que pode até passar a sensação de que é um mundo aberto, mas não é. O jogo é um RPG, linear em Sandbox, porém as áreas são tão bonitas, vivas, a exploração é tão legal, às áreas tão grandes que você tem a sensação de estar de fato em mundo aberto, a exploração é recompensadora porque TUDO É ÚTIL, então já fica minha dica aqui, não deixa de coletar NADA!

EXPLORAÇÃO

Você encontra itens espalhados nos mapas, pelo chão, como ervas, insetos, sementes e etc, e no mapa também tem baús espalhados que podem contar equipamentos, acessórios, itens consumíveis e etc, e também servem pra craftar outros itens, por exemplo, tem uma fruta que vc consegue que se chama “frutinta”, que vc usa pra craftar um item chamado “Bola de tinta”, que serve, por exemplo, para aumentar a taxa de recuo de monstros durante três turnos, dentre outros itens.

E além disso você também recebe itens de monstros, alguns deles dropam insetos, ervas, etc, mas de maneira geral os monstros dropam carne mas principalmente partes do seu corpo e essas partes você vai usar pra craftar suas armas e armaduras e também para melhorar as mesmas. E essas armaduras além de alterarem seus status base como ataque, defesa e tal, algumas também têm habilidades passivas como aumentar o dano em confronto direto, ou mesmo, uma das mais úteis do jogo, uma armadura que aumenta a taxa de recuo dos monstros derrotados por você.

Então perceba que o jogo tem muitos pormenores, que você pode ir descobrindo e explorando pra melhorar sua experiência de acordo com seu objetivo, o jogo é muito bem montado pra fazer tudo ser útil, você nunca sente que a sua exploração e coleta seja em vão, tudo serve pra algo.

MISSÕES SECUNDÁRIAS

E essa exploração que eu comentei agora também é impulsionada pelas missões secundárias, que são MUITAS, a meu ver o jogo tem missões secundárias em excesso, algumas desnecessárias, até, e sendo sincero, apesar de ter feito todas elas e terem ajudado bastante a farmar, como são algumas fórmulas de missões, chega em um ponto em que elas se tornam muito repetitivas, é sempre a mesma coisa em locais diferentes. então eu acho que essas missões poderiam ter sido reduzidas pela metade pra ser um número mais agradável.

O que ainda pode justificar, ou, pelo menos, tentar justificar essa quantidade de submissões é que a progressão do jogo é difícil, então, essas submissões de certa forma auxiliam o jogador a evoluir, passar de level etc, até porque o jogo força o jogador a capturar monstros melhores e mais fortes e as submissões ajudam com o xp a deixar os novos monstros em um level mais equiparado, mas ainda assim não acho que justificam a quantidade.

Existem também algumas missões de desafio de batalha que rendem algumas recompensas interessantes, mas também nada demais e tem também um modo online que sinceramente eu não tive vontade de experimentar porque eu queria jogar mesmo o modo off e eu tenho pouco tempo pra jogar, então não vou opinar sobre isso.

Já que nós já abordamos aqui quase que de forma geral os aspectos de gameplay, bora falar um pouco sobre os aspectos técnicos do jogo.

TRILHA DO SONORA, DESIGN DE SOM E EFEITOS SONOROS

A trilha é operante, ela tem ali uma marca que quem já jogou algum outro Monster Hunter vai reconhecer, o design de som acompanha a evolução da franquia, então dá aquela sensação de “Eu tô em casa” e combina muito bem com a proposta do jogo. E o mesmo se aplica aos efeitos sonoros, tudo conversa muito bem.

GRÁFICOS

A respeito dos gráficos eu queria destacar que esse é um dos jogos mais bonitos do switch, pura e simplesmente falando dos GRÁFICOS, do que se vê em tela, do estilo artístico do jogo, é impossível falar que esse jogo é feio.

O Estilo artístico entrega um mundo muito colorido, com cores naturalistas e vivas, cada bioma tem sua paleta de cores e todas conversam muito bem, além disso o estilo gráfico meio cell shading combina muito bom com o tom de aventura do jogo é tudo realmente muito bonito!

DESEMPENHO

E eu dei um enfoque quando falei do gráfico porque muita gente pode confundir com o DESEMPENHO do jogo, que é o que eu vou comentar agora e aqui é que as coisas complicam um pouco.

Já no início do jogo você percebe que tem alguns lugares em que CLARAMENTE existem quedas de fps, e lá por meio do jogo em cidades maiores e com mais elementos em tela, essa queda é ainda maior, e chega a de fato a incomodar.

Durante o combate essas quedas podem chegar a acontecer também, porém são mais sutis, o fato é que o desempenho não é perfeito, chegando até mesmo a acontecerem problemas nas cinemáticas do jogo, lá pelo meio do jogo eu tive problemas com alguns travamentos em algumas cinemáticas e em outras o áudio da cena e a cena em si estavam totalmente dessincronizados, coisa assim de mais de 2 segundos, foi bizarro e aconteceu mais de uma vez, pra um jogo que é do porte de monster hunter, produzido e publicado pela capcom é inaceitável, me tirou da experiência do jogo mais de uma vez e espero que esses problemas sejam corrigidos nas versões de ps4 e eu não sei se acontece na versão de PC.

DURAÇÃO

Eu joguei Monster Hunter Stories 2 por mais ou menos 60 HORAS e eu acho, fazendo todas as submissões, pegando todos os monstros e completando a história.

Se eu tivesse jogado somente a história esse número poderia ser bem mais baixo, eu creio que em torno de 35 as 40 horas, dá pra terminar somente a história.

Pra muita gente esse jogo pode ser longo demais, mas pra quem tá acostumado com RPG é uma ótima duração.

CONCLUSÃO

Por fim, Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin é um jogo de RPG com um excelente sistema de batalha, um ótimo sistema de recrutamento de monstros, sendo bem original e diferente do habitual nesse gênero, apresentando uma história boa de acompanhar aliada a uma narrativa operante, enquanto desfruta de gráficos muito bonitos, uma boa trilha sonora e design de som, deixando a desejar em seu desempenho e no excesso de missões secundárias repetitivas, então no fim das contas eu recomendo para quem busca jogos mais longos ou pra quem já estejam acostumados com jogos de RPG por turno, nesse caso será uma ótima pedida!

Nota 8/10.